Alunos atendidos: As crianças que irão participar do projeto e das atividades são de berçário I á jardim II.
Duração: As atividades serão realizadas de março a novembro.
Justificativa:
A Educação Ambiental torna-se imprescindível para a conscientização de que cada indivíduo é responsável pela construção de um mundo justo e equilibrado ecologicamente, requerendo responsabilidade individual e coletiva, onde será possível criar e aplicar maneiras sustentáveis de interação sociedade-natureza.
A fauna e a flora, assim como os demais recursos ambientais, exercem uma função no ecossistema, e são indispensáveis para o seu equilíbrio. É dizer que cada um dos elementos do ecossistema tem uma missão a cumprir para mantê-lo estruturado e em harmonia.
Lembrando que precisamos plantar a semente da conscientização desde já para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
Objetivos gerais:
Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
Identificar-se como parte integrante (e importante) na formação do meio ambiente;
Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
Conscientizar a criança da importância dos animais, das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
Estimular a participação de professores, funcionários, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais. O envolvimento da escola com o tema ambiental gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças.
Apreciar a natureza que nos rodeia.
Eixos trabalhados:
Identidade e autonomia, natureza e sociedade, música, artes visuais, matemática, linguagem oral e escrita e movimento.
Objetivos:
* Promover a coordenação motora, com a variedade dos materiais.
* Utilizar as atividades para apresentar as características dos vários tipos de linguagem, como a cor, a forma e a oralidade;
* Aproveitar a relação dos alunos com a natureza para provocar a percepção do desenvolvimento dos seres vivos;
* Discutir se há facilidade em aproveitar os materiais recicláveis;
* Promover a divulgação das atividades desenvolvidas.
* Sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, a reciclagem do lixo, racionamento do uso da água, poluição do solo, água, ar e crimes ambientais. Despertando-as com o interesse em colaborar no processo de conservação, através da arte e das brincadeiras;
* Incentivar práticas como plantios de mudas, e hábitos de preservação do meio ambiente, seja na escola, em casa, por onde eles forem;
* Desenvolver práticas de educação ambiental, através de atividades artísticas (pinturas, colagens, etc.);
* Realizar oficinas de reciclagem (coleta de óleo de cozinha )
*Conscientizar os alunos sobre a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde compreender o valor nutritivo dos alimentos.
*Estabelecer contato com pequenos animais aquáticos;
* Diferenciar quais as partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos), observar o desenvolvimento das plantas; ’
*Ter contato com a água, explorando-a;
Conteúdos
* Animais selvagens e domésticos;
* Animais vertebrados e invertebrados;
* Animais que andam, voam e nadam;
* Animais em extinção;
* Animais que servem para a nossa alimentação;
* A importância dos animais;
* Insetos nocivos e não nocivos;
* os vários tipos de vegetais: flores, árvores, etc.
* Plantas alimentícias;
* Plantas venenosas;
* Plantas ornamentais;
* Plantas terrestres e aquáticas;
* A importância das plantas;
*Brincadeiras com água;
*Contato com a terra, e nutrientes necessários para a planta;
*Atividades orais e escritas
Estratégias
* Trabalhar com dinâmicas (músicas, vídeos, desenhos e brincadeiras) de fácil entendimento e aprendizado para os alunos;
* Promover aula expositiva com demonstração de materiais;
* Produzir em grupo todas as atividades propostas;
* Diálogo sobre o meio ambiente: O que é meio ambiente? Que plantas conhecemos? Que animais conhecemos? Como podemos cuidar deles?
* Partes das plantas: Quais são?
* Confeccionar cartaz com uma árvore, por exemplo, em papel pardo (trabalho coletivo) ou folha de ofício (trabalho individual) e colar materiais naturais como folhas, galhos e raízes.
* Culinária: O que a natureza nos oferece? Fazer uma salada de frutas e/ou chás.
* Brincar com a terra: explorar textura, modelar argila, fazer desenhos com areia, etc.
* Plantar uma muda de flor, árvore ou sementes em garrafas descartáveis.
* Confeccionar hortinhas.
* Cores: montar painéis de flores coloridas, naturais ou em papel coloridas com materiais diversos como: cola colorido, papel picado, bolinhas de papel, giz de cera, tinta, etc.
* Animais: modelar bichinhos com massinha de modelar e/ou argila.
* Levar um ou mais bichinhos para a escola.
* Explorar texturas com desenhos de animais, como por exemplo, colar algodão no desenho de uma ovelha ou lã no desenho de um cachorro.
*Confecção de livros.
*Horta de garrafa pet.
*Textos: parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas.
*Brincadeiras de feira e supermercado.
*Boneco de alpiste.
RECURSOS MATERIAIS
Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, cartolina, giz de cera, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.
Materiais recicláveis diversos (garrafas descartáveis, papel, latinhas, etc.);
Aparelho de DVD e televisão;
Equipamento de som, com caixas e microfone.
Fantoches, brinquedos.
Sementes e mudas de plantas (legumes,verduras,frutas).
Culminância
* Exposição de plantas;
* Exposição dos trabalhos realizados;
* Maquetes;
* Cartazes;
Avaliação
* A avaliação será constante (todos os dias) observando a curiosidade, o envolvimento e o interesse das crianças pelo meio ambiente.
* Durante a realização das atividades, avaliar o interesse e a participação do aluno, estando à professora como mediadora, interagindo nesse processo.
* Verificar se a criança compreende a importância de cuidar das plantas, dos animais e os seus benefícios.
Responsáveis pela elaboração do projeto:
Toda equipe docente e funcionários
EMEI PROFªMARIA ÁUREA R. DOMINGUES/ENTIDADE VÍNCULADA CRECHE IRMÃ SHEILA
PROJETO: MEIO AMBIENTE(FAUNA E FLORA)
2011
0 comentários:
Postar um comentário